Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Especialista em Gestão Educacional, Pedagoga Professora e Tutora de Filosofia Autora de livros didáticos Consultora pedagógica/comercial

Filosofia x F~isica

http://universoracionalista.org/existe-filosofia-na-fisica/

domingo, 12 de setembro de 2010

TURISMO NO PARANÁ......QUE TAL?

ESTIVE EM PRUDENTÓPOLIS..... VOCÊ TAMBÉM?




Prudentópolis é uma pequena cidade do interior do Paraná, localizada a 200 km de Curitiba, mas de uma beleza sem par!


Ela é muito peculiar, a cultura ucraniana e as belezas naturais são exuberantes!
Ficamos surpresos com os diversos elementos culturais presentes na cidade, quando vemos as “senhoras” que ainda usam lenço na cabeça, vestido e calça evidenciando a maneira ucraniana tradicional de se vestir. (vestígios da cultura de colonização ucraniana e polonesa).



As estradas do interior ainda são de chão cascalhado, com suas placas avisando: aqui mais uma queda d’água, tudo muito artesanal e com setas feita a mão indicando o caminho a seguir...



Infelizmente a estrutura é bastante precária e para visitar a terra das cachoeiras gigantes ainda precisamos de espírito aventureiro!
Mesmo sem estrutura vemos muitos turistas que buscam admirar as belezas das cachoeiras, abraçando as picadas nativas (como eu), pulando muita pedra para chegar à beirada dos rios e das quedas de água e admirar a natureza exuberante, nativa, seus bosques de mata nativa repletos de araucárias de uma beleza sem par!




Nos faxinais vemos o gado solto na estrada, devemos ter cuidado ao passar, pois os mata-burros avisam que você chegou a um recanto natural, uma propriedade agrícola familiar onde vemos a cultura da erva mate, da aveia e de outras culturas, paralelamente oferecendo local para que possamos visitar e apreciar as belezas naturais da região dentro de sua propriedade, tudo muito precário e rudimentar.
Urge que a mata nativa seja tombada e estabeleçam-se áreas de preservação ambiental!




Por todo o município a arte ucraniana registrada nas construções e evidenciada nas suas 33 igrejas de estilo bizantino e gótico, que nos deixam maravilhadas com a riqueza artística e com os ornamentos vindos da Ucrânia. Observem a maravilha do interior dessas igrejas espalhadas por todos os recantos da região!



Na cidade um museu guarda elementos da cultura da imigração ucraniana, porém vemos que necessitaria de maior incentivo das leis culturais de forma a garantir sua manutenção e organização, incluindo um espaço tombada para isso e melhor adaptado.



Pelos caminhos encontramos muitas casas antigas ainda guardam traços da cultura eslava e deveriam ter suas construções tombadas para preservação dos registros da ocupação ucraniana que graças ao presidente Prudente de Morais chegaram ao nosso país e assim chamou-se Prudentópolis em sua homenagem!
E por que não decretarmos uma lei de incentivo a construção de casas e edifícios em estilo ucraniano daqui para frente? Que tal dar essa “cara” para o município e atrairmos ainda mais o turismo para lá?
Quem não admira o maravilhoso artesanato dos bordados ucranianos nas toalhas e vestimentas ou as lindíssimas Pêssankas: ovos pintados com uma técnica especial e que utilizam símbolos que falam de paz, saúde, amor, estrelas e esperança?


Lojas na cidade deveriam ofertar esses elementos e poderiam ser melhor explorados para os turistas que procuram sempre por lembranças de suas viagens.
Encantaram também os jardins e muitas flores embelezam os sítios e as casas e quando visitarem a cidade procurem conhecer a bela pousada chamada Ózera que fica a 3 km da entrada da cidade e que pelas imagens a seguir vocês poderão observar que estrutura para receber turistas já existe...e aliás muito bem estruturada!






Ózera é uma pousada aconchegante, um verdadeiro paraíso ecológico com pássaros, flores, plantas, decoração, arte, gastronomia e lazer, já deveria estar constando dos guias turísticos de nosso Estado.

http://www.ozera.com.br/

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Walny
    Prudentópolis é muito bonito mesmo. Muito legal essa tua viagem até lá. Belas fotografias :)
    Um abraço
    Equipe Cultura45
    http://cultura45.blogspot.com
    Twitter: @cultura45
    Facebook: Cultura Paraná

    ResponderExcluir