A História da Filosofia Ocidental
A primeira idade – compreende a filosofia antiga grecorromana, desde o século VII AC até o século VI DC, quando, em parte, cessa e é absorvida pela filosofia patrística. Esta idade é o tempo de preparação e da primeira formação da filosofia perene.
A segunda idade – abarca a filosofia patrística e dura desde o século I DC até o século VIII DC. Neste tempo a filosofia antiga cai nas mãos dos padres e é corrigida e refinada à luz das verdades da nova religião cristã. É chamada de tempo da correção da filosofia antiga por obra da verdade cristã.
A terceira idade – vai do século VIII DC até meados do século XV. Nesta idade predominou principalmente a filosofia escolástica. As relíquias da filosofia antiga e da filosofia patrística salvas das calamidades e das invasões de outros povos dão origem a nova filosofia e, neste tempo, se produz a constituição sistemática e a plena evolução da filosofia perene e cristã nos escolásticos da Idade Média.
A quarta idade – alcança desde a segunda metade do século XV até nossos tempos onde acontece o abandono da filosofia perene escolástica e a aparição crescente de sistemas novos e cada dia mais audazes que tentam derrubar as principais verdades da religião e filosofia cristã que perene continua com seu vigor e se defende desses novos sistemas. Por esta causa pode-se chamar essa quarta idade do tempo da grande luta entre os princípios da filosofia cristã e a filosofia moderna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário